Tradicionalmente, a via cirúrgica mais utilizada para abordagem da endometriose durante muitos anos foi a laparotomia. Porém, a partir da década de 80, com o surgimento da videolaparoscopia, os cirurgiões passaram a utilizar esta via para o diagnóstico e tratamento da endometriose.
Por tratar se de uma técnica inovadora para época, a videolaparoscopia enfrentou inúmeras criticas e objeções, porém, ao longo dos anos mostrou ser superior a laparotomia, principalmente por apresentar menores índices de infecção, utilização de menores doses de analgésicos, internações mais curtas, incisões mais estéticas, além de, melhor recuperação pós operatória.
Atualmente, a videolaparoscopia é utilizada em muitos hospitais para abordagem cirúrgica da endometriose, e para a realização desta técnica, alguns fatores são importantes, entre eles:
- Equipe médica treinada e habilitada para realização de videolaparoscopia;
- Estrutura física e equipamentos hospitalares adequados para realização da abordagem laparoscópica;
- Condições clínicas favoráveis para utilização da técnica laparoscópica.
A técnica laparoscópica consiste na realização do procedimento cirúrgico através de pequenas incisões realizadas na parede abdominal por onde são introduzidos os materiais utilizados durante o procedimento.
Para realização do procedimento é necessário a distensão da cavidade abdominal com gás carbônico ( CO2 ). As imagens do interior da cavidade abdominal são captadas e transmitidas até uma tela por um equipamento de vídeo, através da qual o médico cirurgião acompanha cada procedimento executado.
O aprimoramento dos equipamentos e materiais ao longo dos anos permitiu ao cirurgião imagens mais claras e definidas e a realização de procedimentos mais seguros .
É muito importante deixar muito claro que a utilização da técnica laparoscópica para abordagem da endometriose deve ser individualizada para cada paciente e depende da habilidade da equipe cirúrgica e disponibilidade de equipamentos e materiais necessários para realização do procedimento.
Em algumas situações especiais como múltiplas aderências abdominais ou condições clínicas inadequadas, a utilização da técnica tradicional (laparotomica) pode ser necessária.
Cirurgia Robótica
Nas ultimas décadas o grande avanço tecnológico possibilitou o surgimento de novas plataformas para tratamento da endometriose , a principal delas é a plataforma robótica onde a cirurgia é realizada através do equipamento de robótica.
Atualmente a cirurgia robótica está sendo utilizada, principalmente nos casos de endometriose profunda devido a maior precisão dos movimentos realizados através das pinças robóticas.
No inicio tivemos uma grande resistência na implantação da plataforma robótica devido aos custos, porém atualmente este problema já foi solucionado.
A utilização da plataforma robótica no tratamento da endometriose necessita de hospitais com estrutura e equipamentos necessários além de cirurgiões treinados e habilitados .

