Endometriose e Infertilidade

A endometriose avançada pode estar associada à infertilidade pela presença de aderências pélvicas e distorção na anatomia pélvica, levando a dificuldade na liberação ovulo pelo ovário ou captação deste pela tuba uterina.

endometriose-e-infertilidade

No entanto, existem pacientes sem alterações da anatomia pélvica que possuem resultados insatisfatórios  no desenvolvimento ovulo, gênese e implantação embrionária, provavelmente  relacionada a  alteração na resposta imunológica e disfunções hormonais.

Pesquisas recentes  demonstraram que terapêuticas medicamentosas não foram efetivas no tratamento da infertilidade associada com endometriose. Muitos fatores devem ser levados em conta na terapêutica da infertilidade na paciente com endometriose, principalmente a idade, função ovariana e estadiamento da doença.

endometriose e infertilidade

Muitas vezes é necessário a realização de videolaparoscopia  para tratamento da endometriose antes de iniciar o tratamento da infertilidade. Os dados na literatura ainda são controversos, porem existem dados que demonstram melhora dos resultados quando a videolaparoscopia é realizada previamente ao tratamento da infertilidade.

Porem cada caso deve ser individualizado e analisado por uma equipe especializada .  A relação da endometriose com a infertilidade é complexa e muito ainda precisa ser estudado para que possamos ter maior convicção nas propostas de tratamento destas pacientes.


Quer saber mais? Entre em contato conoscog a agende sua consulta.


 

Endometriose e Infertilidade

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *